Gre-nal

Não é exagero nenhum dizer que um clássico do futebol como o Gre-nal é uma das maiores rivalidades do país. Queria escrever sobre isso faz tempo.

No Rio Grande do sul é comum que as pessoas sempre sejam divididas entre dois lados. Ou você é caramurú, ou é farrapo.. ou é chimango… ou maragato… ou é PT, ou anti-PT, ou é gremista, ou é colorado…

Desde pequeno sempre me perguntavam:

-você é gremista ou colorado?-

É como se não houvesse a opção de poder torcer por outro time (e não há mesmo) quem diz que torce para qualquer outro time, é imediatamente humilhado:

-Você torce para O Q?? QUEM??-

Então.. desde pequenos os gaúchos são obrigados a escolherem um dos lados, até mesmo os que nem assistem a jogos de futebol (e torcedor de ocasião, existem MUUUITOS por aqui) o estrangeiro que vem passar um tempo em Porto Alegre vai notar na hora, que todo gaúcho é gremista, ou colorado… TODOS!

Por exemplo, você pode parar qualquer um na rua e dizer:

-você é gremista ou colorado?- e o cara diz:

-sou gremista-

e você pergunta -e qual foi a última vez que você foi no estádio?- e ele responde:

-Eu nunca fui em estádio- e você questiona:

-E oq você acha da situação do seu time no campeonato?- e ele responde:

-aahh.. eu não estou acompanhando no momento….- e você pergunta:

-e qual foi o último jogo que você viu?- e ele responde:

-aahh.. eu não assisto os jogos, só vejo os resultados…- (…)

esse é um ótimo exemplo do “torcedor de ocasião”, ele nem ao menos têm uma camisa do time que diz torcer, mas NUNCA! JAMAIS irá adimitir que NÃO É gremista e nem colorado! gaúcho nenhum falará isso.

A rivalidade Gre-nal vai além do continente, quando existem dias de jogo, os Gre-nais são comentados até mesmo em jornais da argentina, e a repercussão assusta até mesmo os jogadores experientes, que não estão acostumados com tudo isso. Por exemplo…em qualquer clássico normal, depois que o jogo acaba, morre o assunto…. mas em dia de Gre-nal não. Mesmo depois que já houve o jogo, ele é comentado por semanas e semanas pelos gaúchos.

Quando têm Gre-nal o jogo já começa uma semana antes, (não se fala em outra coisa) houve-se provocações dos dois lados. O jogador D’Alessandro do internacional, disse que a rivalidade é maior do que a de River Plate e Boca Jr (ele é ex jogador do River) e ficou impressionado com a intensidade com que a torcida apoia os times em dias de jogos como esse. Cada Gre-nal e´como se fosse uma final de campeonato.

Tenho um amigo (corinthiano) que morou muitos anos em São Paulo, e ele revelou que achava muito estranho, a maneira como os porto-alegrenses costumam andar normalmente com camisas do internacional ou do grêmio no seu dia-a-dia. E eu, em toda minha ignorância perguntei:

-Mas em SP não andam na rua com camisa de time?- E ele respondeu:

-andar andam, mas não que nem aqui! geralmente usam só em dias de jogo, não pra andar na rua!-

Outra coisa interessante, é que os jogos são sempre muito equilibrados, e é bastante comum haver empates. O time que perder um Gre-nal consequentemente fará com que seus torcedores sofram provocações e chacotas da torcida vencedora… NINGUÉM ESCAPA! (apenas torcedores de ocasião claro)

Quando eu era criança, havia uma pressão enorme por parte da familia da minha mãe, para que eu fosse gremista, porém eu não gostava da maneira como os gremistas tratavam agressivamente os colorados, com chacotas e arrogância. Eu crescí na década de 90 (uma PÉSSIMA época para os colorados) o Grêmio havia sido campeão intercontinental em 1983, e venceu uma libertadores em 96, enquanto o inter não ganhava nem chiclete! além disso.. foi a época que surgiu Ronaldinho gaúcho.. então… vocês podem imaginar né?

Talvez uma mistura de pena e indignação, fizessem com que eu pendesse mais para o lado vermelho do Rio Grande do sul.  Enquanto todas as crianças queriam torcer para o time “melhor” para não servirem de chacota, eu preferí ser colorado, pois era o time mais fraco (na época). Obviamente estudei a vida inteira em turmas onde existia uma média de 20 gremistas para uns 4 ou 5 colorados.

Quem mora aqui sabe que todo o gremista tem um “salto alto” maior do que os colorados. Os gremistas se auto-intitularam de “imortais”, invencíveis, aguerridos, e uma série de adjetivos prepotentes que todo o gaúcho conhece. Além disso, gremista nenhum chama torcedor do internacional de colorado, chamam-nos de “macacos”… falam que o inter é “time de nego” etc….

Sendo assim.. vocês podem imaginar a satisfação IMENSA que os colorados (como eu) sentem cada vez que vencem um Gre-nal, não é? Ou a importância que foi conquistar um título da libertadores, e um mundial em 2006, em cima do Barcelona da espanha (com Ronaldinho gaúcho no ataque).

A história do apelido “macaco” dado aos colorados, é muito mais antiga do que parece. Logo nos primeiros Gre-nais da história, o grêmio não aceitava jogadores negros no clube, eram extremamente elitistas. Porém o inter aceitava negros, pobres, etc. E como prova de que o internacional era um clube do povo, o mascote do clube é o sací (negro, que faz parte do folclore brasileiro).

Sendo assim, nos primeiros Gre-nais, a torcida gremista jogava bananas no meio do campo e chamava os torcedores colorados de “macacos”. E é assim até hoje.

Nesse último domingo ocorreu uma coisa não muito comum em Gre-nais. UMA GOLEADA!

O internacional (que estava na modesta 11ª posição) goleou o grêmio (líder do campeonato) por 4×1,somente no primeiro tempo! e depois apenas administrou a vantagem na etapa complementar.

Isso prova como não existe favorito em clássico Gre-nal.

No inicio do segundo tempo, os jogadores do internacional fizeram os gremistas de bobinho, e a torcida gritou “olé” por 2 minutos!

confira o vídeo abaixo:

http://br.youtube.com/watch?v=n1fpyfkq6as

Metade do Rio Grande do Sul dormiu feliz nesse dia =D

About these ads

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: